terça-feira, 20 de maio de 2014

O Corcunda De Notre Dame - The Hunckback of Notre Dame


Oi galera, esses dias tenho comentado com uma amiga minha, sobre filmes que marcaram nossa infância. Então tive a ideia de trazer alguns deles para vocês durante as próximas postagens. Bem, o que eu trago hoje é um filme que eu acredito ajudar uma criança a entender a realidade do mundo e o que o envolve. Trago o filme O Corcunda de Notre Dame. Bem o filme foi uma adaptação do livro Notre-Dame de Paris, escrito por Victor Hugo e publicado em 1831, o livro não focava apenas a história de quasímodo nem de esmeralda nem de nenhum outro personagem, retratava também como era a sociedade da antiga Paris mostrando cada um dos que a compunham: desde ciganos ao rei à nobreza. Também descrevia muito sobre a antiga catedral. 
O filme conta a história de Quasímodo (parís- 1482) que se encontra nos braços de sua mãe fugindo do juíz eclesiástico Frollo. Sua mãe acaba morta aos degraus de Notre-Dame. Frollo ao ver a deformidade de quasímodo iria joga-lo dentro de um poço. Porém foi parado pelo padre da catedral. E resolveu cuidar da criança, porém a fez viver no campanário da igreja. Dentro de tal lugar quasímodo se tornou o sineiro, amigo apenas de seu mestre Frollo, e três gárgulas Hugo Laverne e Victor. Em uma vez, ele decide descer do campanário e ver o festival que estava acontecendo, o festival dos tolos, porém o público do festival não foi nada amigável com o corcunda. Quem tem que o salvar é a cigana Esmeralda, por quem se apaixona.
O filme realmente foi um marco da minha infância, me ensinando sobre verdade, mentira, controle e poder. E também é ótimo por não contar a história de princesas e príncipes, mas sim a realidade, uma realidade que geralmente se tenta esconder das crianças.
Umas das cenas que marcaram esse filme foi essa:
Tradução: Você fala de justiça e é cruel com os que mais precisam
de sua ajuda.

Silêncio!
Justiça!
O filme É uma animação de 1996, dirigida por Gary Trousdale e Kirk Wise. Ele gira em torno da vida de Quasímodo, que tenta receber aceitação e liberdade dos cidadãos de Paris. O longa é considerado uma das animações mais sombrias Produzidas pela disney, similarmente a The Black Cauldron, além de ser paradoxalmente um dos mais brilhantes da empresa.
Durante o ano de 1997 recebeu várias indicações para filmes como por exemplo: Por melhor trilha soora original-Oscar e Globo de Ouro, Por melhor filme de animação foi indicado ao Prêmio Saturno.
As gárgulas ,Victor, Hugo e Laverne, Foram baseadas em gárgulas reais das catedrais e o nome de Victor e Hugo foram em homenagem ao autor do livro. Outra curiosidade é que na cena em que Laverne chama os pombos para ajudarem na guerra é uma referência a o Mágico de Oz, quando a Bruxa do Oeste chama os macacos voadores para atacarem Dorothy, também pode ser interpretada como uma referência ao filme "Os pássaros" de Alfred Hitchcock.
Vitor
Laverne e hugo



Nenhum comentário:

Postar um comentário